Matérias de história que mais caem em exames

Saiba mais sobre os conteúdos de história que mais se apresentam no Enem.

Ao serem analisadas uma série de provas do Enem desde o ano de 2009, foi possível separar matérias de História mais importantes para ajudar os alunos a estudar. A História do Brasil costuma cair frequentemente no Enem, desde a época do Império, até situações da atualidade. Já a história Geral é mais presente no Enem a partir das questões da Idade Moderna.

Confira em seguida algumas informações e conteúdo de matérias de história que mais costumam cair no Enem 2020, e que você deverá inclusive priorizar para a sua rotina de estudos.

Conteúdos de Brasil República

O Brasil República é o período mais recente da nossa história. A forma de governo se iniciou a partir do final do século XIX e até hoje permanece, mas contou com diversas características interessantes. Em nosso país, a República foi dividida em alguns períodos, entre eles podemos citar República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República. Estes períodos são os que precisam essencialmente ser estudados e verificados com uma boa calma. Além disto, vale a pena estudar causas e consequências de todo este período histórico para a população de cada uma das fases do Brasil República, desta forma certamente você irá se dar bem no Enem. Existem muitos estudos que apontam que pelo menos 21% da prova de história conta com este tipo de conteúdo.

Conteúdo de Idade Moderna

Temos a Idade Moderna como o período existente entre o século XV e XVIII no Ocidente. Este foi um período que se finalizou a partir da Revolução Francesa. Ao começo da idade Moderna, houve a criação das chamadas monarquias absolutistas, estas que foram devidamente formadas na Europa. Através delas, os reis contavam com a posse dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Procure estudar as principais e mais importantes características da Idade Moderna, e todas as teorias que estão envolvidas dos pensadores desta época, entre os principais, temos os conceitos de Maquiavel, e Thomas Hobbes para a História do Enem.

Estima-se que ao menos 19% do conteúdo a prova de história envolve este assunto.

Os conteúdos de Idade Contemporânea

Este período se iniciou a partir do final da Revolução Francesa, e permaneceu no século XXI. Os eventos mais marcantes deste período são as ideias de Iluminismo e o Capitalismo. Levando estes assuntos em conta, confira e conheça as principais e mais importantes características do período, e alguns pensamentos de filósofos como Rousseau, Hobbe e Locke para o conteúdo de história do Enem.

Ao menos 15% da prova de história conta com este tipo de conteúdo.

O Brasil Império

Apesar de ser um assunto que aparece em menor quantidade nas provas, ao menos 13% delas contam com este tipo de conteúdo.

O Império se finalizou a partir da Proclamação da República no Brasil. Estudar a primeira constituição, criada em 1824, e além disto, um pouco mais dos poderes políticos e o Poder Moderador. As características de primeiro e segundo reinado, além de conflitos do período da história do Enem são conteúdos relevantes para os estudos.

A Historiografia

Também um conteúdo que aparece em pouca quantidade, em pelo menos 13% das provas, é algo relevante para estudar mesmo assim. A Historiografia é um estudo científico da História, onde ocorre o entendimento de situações do passado. Neste sentido serão utilizados diversos tipos de documentos históricos em geral, como por exemplo os relatos, as cartas, as leis e as construções. Interpretar as imagens e textos históricos para questões sobre este tema podem fazer toda a diferença em seu desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *